NESTA PÁGINA OS ACESSOS SÃO PARA:
Você se sente assim quando o assunto é
MATEMÁTICA
Você gosta de matemática, ou de repente você odeia essa matéria e não sabe pra que ela foi criada?
A Matemática não é um monstro, e a forma de fazer com que ela se torne fácil tem haver com o relacionamento da matéria com nosso dia a dia. Aqui você será apresentado a matemática de uma forma diferente, primeiro vamos falar sobre essa ciência tão temida e tão complexa para muitos.
A Matemática é a ciência que estuda conceitos abstratos, como quantidades e formas. Para fins didáticos, a Matemática básica é integrante curricular da educação básica. Costuma ser dividida nas seguintes áreas:
Aritmética: é a área que estuda os números, bem como as operações existentes entre eles. Trata-se do ramo mais antigo da matemática.
Álgebra: estuda a manipulação de incógnitas, inseridas em equações e em outras formas algébricas.
Trigonometria: estuda as funções trigonométricas e investiga as relações entre as medidas angulares de triângulos.
Geometria: é o estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, tais como área e volume.
A melhor dica para quem quer descobrir como aprender matemática é estudar por questões, especialmente as comentadas, pois se você errar, já saberá imediatamente o porquê. Uma das formas mais eficientes de aprendizado é a prática, ao resolver problemas o nosso cérebro mobiliza conceitos aprendidos anteriormente e fixa o conteúdo
O ensino da matemática deve ser uma prática significativa que vai além de um ensino ou uma técnica e, como tal, deve constituir-se como ações significativas do pensamento, inserido também numa situação com significado e não apenas manipular objetos com números ou repetir sequencialmente os números impressos dezenas de vezes.
Porcentagem envolve diversas situações com que nos deparamos frequentemente em nosso cotidiano, por exemplo em indicadores econômicos, resultados de pesquisas ou promoções. Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %.
Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.
A Geometria Espacial corresponde a área da matemática que se encarrega de estudar as figuras no espaço, ou seja, aquelas que possuem mais de duas dimensões.
De modo geral, a Geometria Espacial pode ser definida como o estudo da geometria no espaço.
Assim, tal qual a Geometria Plana, ela está pautada nos conceitos basilares e intuitivos que chamamos “conceitos primitivos” os quais possuem origem na Grécia Antiga e na Mesopotâmia (cerca de 1000 anos a.C.).
Pitágoras e Platão associavam o estudo da Geometria Espacial ao estudo da Metafísica e da religião; contudo, foi Euclides a se consagrar com sua obra “Elementos”, onde sintetizou os conhecimentos acerca do tema até os seus dias.
Entretanto, os estudos de Geometria Espacial permaneceram estanques até o fim da Idade Média, quando Leonardo Fibonacci (1170-1240) escreve a “Practica Geometriae”.
Séculos depois, Joannes Kepler (1571-1630) rotula o “Steometria”
(stereo: volume/metria: medida) o cálculo de volume, em 1615.
Até os menos fluentes nas áreas matemáticas precisam admitir que as leis e grandezas das quais ela trata fazem parte do nosso cotidiano. Essas informações podem estar organizadas e podem ser mais facilmente entendidas por meio da interpretação de gráficos e tabelas, que apesar de muito presentes em nosso dia a dia, às vezes, passam despercebidas.
Alguns deles são os calendários, as informações nutricionais dos rótulos de alimentos, bulas de remédios, nos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) etc. Portanto, saber construir, ler e interpretar gráficos e tabelas é uma habilidade fundamental para compreender o mundo de forma crítica, a fim de conseguir tirar conclusões próprias e até mesmo fazer previsões sobre determinados assuntos e informações.
É bem provável que os primeiros gráficos e tabelas foram criados pela primeira pessoa que disse “conseguiu entender ou quer que eu desenhe?” (isso é uma falácia caros leitores, não um fato).
Porque de fato alguns dados são tão numerosos e os assuntos podem se tornar tão complexos que entendê-los na sua forma abstrata, só pela leitura de um texto ou explicação oral, pode ser uma tarefa difícil. A fim de conseguir visualizar as grandezas do que aquele assunto ou os dados estão tratando as representações gráficas são mais práticas.
RESOLVA EM SEU CADERNO OS
PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
1-Um teatro tem 64 fileiras de poltronas e cada fileira tem 35 poltronas. Qual a lotação desse teatro?
2-André e Frederico fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas os meninos fizeram?
3-Luana tem 75 livros. Susana tem o triplo dos livros de Luana. Quantos livros Susana tem?
4-Um pacote tem 12 figurinhas. Quantas figurinhas há em 1000 pacotes?
5-Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria?
6-João vendeu 235 laranjas pela manhã e, à tarde, o quíntuplo dessa quantidade. Quantas laranjas João vendeu à tarde?
7-Se um fator é 684 e o outro é 76, qual será o produto desta multiplicação?
8-Em uma caixa há 1450 alfinetes. Quantos alfinetes há em 72 caixas?
Alguns motivos para estudar a nossa língua
1. ENSINA A SE EXPRESSAR BEM
Só estudando Português e treinando a leitura e a escrita, é possível aprender a usar a língua da forma correta. E você sabe: falar e escrever certo são coisas essenciais para conseguir passar em exames de reclassificação, vestibulares, concursos e conseguir bons Empregos.
2. ESTIMULA O GOSTO PELA LEITURA
Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de adquirir cultura e até um ótimo passatempo. Passatempo? Sim! Só quem já leu um grande romance, daqueles que a gente não consegue largar antes do fim, sabe como ler é um ato prazeroso.
3. AUMENTA O REPERTÓRIO
Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e, com isso, adquirir cultura e aumentar o seu próprio repertório em qualquer assunto. Se o interesse é por astronomia, por exemplo, vai ser muito mais fácil ler e pesquisar sobre o assunto se estiver plenamente alfabetizado e se souber interpretar textos.
4. EVITA QUE O “INTERNETÊS” SAIA DA INTERNET
É inevitável. Ao usar a internet temos contato com o "internetês" e suas abreviaturas
(você = vc, beleza = blz). O "internetês" deve ficar restrito à internet, ambiente em que é aceitável. Fora do computador, é preciso saber escrever corretamente.
5. É ESSENCIAL PARA ESTAR BEM INFORMADO
Hoje saber o que acontece na nossa cidade, no nosso país e no mundo é essencial para compreendermos a realidade em que vivemos e imprescindível quando se vai a uma entrevista de emprego, por exemplo.
6. É A SÉTIMA LÍNGUA MAIS FALADA NO MUNDO
Fala-se muito que aprender inglês e espanhol é essencial e ninguém discorda disso, já que ambos estão entre as cinco línguas mais faladas da Terra. Mas o que muita gente não sabe é que o português é a sétima língua mais falada no mundo, sendo idioma oficial de mais seis países além de Brasil e Portugal. São eles: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Um bom motivo para aprender - e bem - a nossa língua, concorda?
7. É A BASE PARA COMPREENSÃO DE OUTRAS DISCIPLINAS
Saber Português é essencial para aprender Matemática. Achou estranho? Pois pare para pensar: como vai entender as explicações do livro de Matemática se não estiver plenamente alfabetizado? O mesmo acontece com as outras matérias... Por isso, o Português é a base de toda a vida escolar.
8. DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO
Quem lê uma história de ficção automaticamente está usando a imaginação, afinal é impossível ler a descrição de uma praia, por exemplo, sem imaginá-la.
9. TREINA A COORDENAÇÃO MOTORA
Aprender a escrever é uma atividade que, além de desenvolver o raciocínio, treina a coordenação motora, já que aprendemos a "desenhar" a letra.
Saiba quais são os Principais Escritores do Brasil
Monteiro Lobato
(1882-1948)
José de Alencar
(1829-1877)
Cecília Meireles
(1901-1964)
Carlos Drummond
(1902-1987)
Machado de Assis
(1839-1908)
Clarice Lispector
(1920-1977)
João Cabral de Melo Neto
(1920-1999)
Graciliano Ramos
(1892-1953)
Mario Quintana
(1906-1994)
Guimarães Rosa
(1908-1967)
Idioma oficial de Portugal desde 1290. O português vem do Latim, e foi apresentado a Portugal por volta de 200 A.C.
Somente 5% das pessoas que falam português residem em Portugal Dos mais de 230 milhões de pessoas que falam português, somente 10 milhões vivem em Portugal. ...
Amplamente usado em quatro continentes o português é amplamente falado em 4 continentes: Europa (além de Portugal, existem algumas ilhas portuguesas, como Madeiras e Açores), na América do Sul.
Foram adicionadas as letras K, W e Y ao alfabeto. Antes de 2009 essas letras não faziam parte do alfabeto Português.
A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita.
Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.
Além de ser influenciada pela etimologia e fonologia das palavras, no que respeita à ortografia existem convenções entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.
Regras de ortografia
Para auxiliar na ortografia das palavras que geram mais dúvidas - como palavras escritas com x ou ch, com h, com s ou z, g ou j - vamos estudar algumas regras.
O x é utilizado nas seguintes situações:
Exceções:
A interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado acadêmico, eficiência na solução de exercícios e mesmo na compreensão de situações do dia a dia.
Além de uma leitura mais atenta e conhecimento prévio sobre o assunto, o elemento de fundamental importância para interpretar e compreender corretamente um texto é ter o domínio da língua.
E mesmo dominando a língua é muito importante ter um dicionário por perto. Isso porque ninguém conhece o significado de todas as palavras e é muito difícil interpretar um texto desconhecendo certos termos.
Finalmente, o mais importante: leia! Somente a prática da leitura facilitará a sua capacidade de compreensão e interpretação de textos.
Assista ao vídeo abaixo anote os 5 principais passos e elabore em seu caderno ou em folhas de anotações uma redação de no mínimo 20 linhas com o seguinte tema:
*O papel da sociedade no combate da violência nas escolas*
A importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano é fundamental, pois é através da leitura que somos capazes de ler e conhecer a história do mundo. A história do mundo é registrada hoje pelos escritos, e devido ao poder da leitura torna possível a compreensão desses escritos, e consequentemente, conhecer o processo histórico da criação.
Escolha 3 autores brasileiros e leia pelo menos 1 livro de cada um.