Acesso as disciplinas de:
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
FILOSOFIA
Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio.
"A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos.
Existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas:
Território
Região
Paisagem
lugar
Você sabe qual é a diferença entre paisagem e espaço
Geográfico?
A paisagem é o olhar que o indivíduo possui do espaço, que pode ser notado pela própria visão. E por fim, o espaço geográfico não envolve somente a visão, mas também os aspectos culturais, as leis, a delimitação das fronteiras, dentre outros.
Observe a paisagem acima analise e avalie os aspectos naturais que você identifica.
ALGUMAS ÁREAS DA GEOGRAFIA
Geografia Urbana
Por ser uma disciplina transversal, a Geografia Urbana está ligada a outras áreas do conhecimento geográfico como, por exemplo, Geografia da População, Geografia de Transportes e Geografia Econômica.
Relevo é o conjunto de formas dispostas ao longo da superfície terrestre, logo, tal conceito reúne as feições geomorfológicas que ocorrem na listofera do planeta.
As quatro grandes formas de relevo são:
montanha
Planalto
Depressão
Planície
A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.
A cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas. Os primeiros mapas produzidos pela humanidade possuem milhares de anos, tendo suas técnicas de produção se aperfeiçoado com o tempo. No período atual, as imagens de satélites, os softwares e equipamentos de geoprocessamento e os instrumentos como o GPS são importantes aliados da cartografia.
A compreensão dessa ciência perpassa pelo entendimento dos seus principais conceitos, sendo eles:
"Geopolítica é um termo utilizado para designar tanto a prática quanto os estudos das relações e disputas de poder entre Estados e territórios. Esse campo do conhecimento se dedica aos estudos dos conflitos diplomáticos, políticos e territoriais, das crises, da evolução histórica do ordenamento político do espaço mundial, da articulação entre os Estados nacionais e da atuação das organizações internacionais e blocos econômicos.
De grande importância para a análise das relações internacionais e do ordenamento territorial em diversas escalas, a geopolítica permite desenvolver uma visão crítica acerca do passado histórico e principalmente dos acontecimentos atuais."
Faça uma resenha sobre: FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Faça um trabalho de geografia abordando os temas:
Diferenciação produtiva - Economia - Agrícola
História: que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação" é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.
Você sabe o que é a pré da história?
Pré-História: considerado todo o período de evolução dos seres humanos até a invenção da escrita, que ocorreu aproximadamente em 3.500 a.C. Idade Antiga: ocorreu a partir do desenvolvimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente.
Esse é um tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada uma delas aparentemente encerrada em si mesma, e na prática inter-relacionada com todas as outras.
O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc.
O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a Humanidade.
A Guerra Fria teve os Estados Unidos e a União Soviética como seus grandes protagonistas.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Ao longo da segunda metade do século XX, a polarização mundial resultou em uma série de conflitos de pequena e média escala em diferentes locais do mundo. Esses conflitos contavam, muitas vezes, com o envolvimento indireto de EUA e URSS, a partir do financiamento, da disponibilização de armas e do treinamento militar.
Contudo, nunca houve um confronto aberto entre americanos e soviéticos, sobretudo pela possibilidade de destruição do planeta em larga escala caso houvesse um conflito entre os dois. Apesar dos discursos afiados e da intensa atuação estratégica para manter sua zona de influência, americanos e soviéticos foram cautelosos ao extremo e evitaram um conflito contra o outro.
Resumo sobre a Guerra Fria
O período do Brasil Colônia se estendeu de 1500 a 1822, enquanto os portugueses dominaram o território brasileiro. A colonização do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500, e a historiografia recente considera o período anterior à colonização efetiva do território como Pré-Colonial, de 1500 a 1530.
O que foi o período imperial?
O período imperial foi uma fase da história brasileira iniciada em 1822, quando o Brasil tornou-se independente, e finalizada em 1889, quando houve a Proclamação da República. Nesse período, o Brasil organizou-se politicamente como uma monarquia, sendo governado por um imperador, cujo poder era transmitido de maneira hereditária.
AGORA QUE TAL DAR UM MERGULHO NA MATÉRIA DE
FILOSOFIA?
Filosofia é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver.
Você sabe qual é a importância da filosofia?
Filosofia é um importante campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Filosofia é a vertente que busca e provoca interrogações, questionamentos, e é importante porque envolve a busca de conhecimentos e nos ajuda a refletir como chegamos e qual a nossa fonte de equilíbrio.
A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo.
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.
É fato que a Filosofia é uma forma de pensamento organizado, conceitual e que tem a capacidade de movimentar o próprio pensamento por meio da identificação e da formulação de problemas, ou seja, a Filosofia é, por natureza, problematizadora, evitando fornecer respostas prontas para as questões levantadas e criando novas questões.
"A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas. Os problemas também são processos pelos quais a Filosofia funciona.
Um problema, uma pergunta, uma questão é um processo que visa a procurar uma definição sobre algo. Perguntar “o que é?”, “como é?” ou “por que é?” é formular um problema, e responder a essa pergunta é criar um conceito. Portanto, perguntar o que é a Filosofia é uma atitude filosófica."
Ética ou Filosofia Moral
A moralidade é um fenômeno complexo que nos permite entender de formas distintas.
Por isso vemos que os pensadores antigos podiam pensar a moralidade como uma dimensão do ser humano e os pensadores modernos podiam pensá-la como uma forma de consciência.
O conceito de minoria social diz respeito, nas ciências sociais, a uma parcela da população que se encontra, de algum modo, marginalizada, ou seja, excluída do processo de socialização. São grupos que, em geral, são compostos por um número grande de pessoas (na maioria das vezes, são a maioria absoluta em números), mas que são excluídos por questões relativas à classe social, ao gênero, à orientação sexual, à origem étnica, ao porte de necessidades especiais, entre outras razões.
Grupos de minorias
As sociedades capitalistas contemporâneas tendem a desenvolver certos padrões elitistas de categorizar o que é “normal”. Há um padrão de vida vendido como o melhor, além de haver um padrão de comportamento socialmente considerado como a norma. Isso é chamado de normatização. As minorias são setores sociais que fogem das diversas normatizações impostas e, por mais contraditório que pareça, elas são a maioria em números absolutos.
Observe a imagem abaixo, leia o pensamento do Filósofo e escreva em seu caderno se você concorda ou se você discorda desse pensamento, a seguir relate o porque da sua resposta.
PESQUISE E FAÇA UMA RESENHA SOBRE: PRIMEIRA REPÚBLICA
DESIGUALDADES SOCIAIS