Caro Aluno (a) esta é a sua Plataforma Online de Estudos
Esse é um ambiente especialmente preparado por nossa Coordenação Pedagógica para você estudar, adquirir conhecimento e começar a se preparar para o seu processo de reclassificação do Ensino Médio.
O avanço tecnológico tem permitido uma série de mudanças na rotina das pessoas, automatizando tarefas e tornando uma série de ações mais acessíveis e facilitadas. E com o aprendizado não poderia ser diferente.
A Educação EAD tem desempenhado um papel importante na formação de novos profissionais. Portanto explore seus conhecimentos ao máximo, leia, pesquise e realize as atividades da sua plataforma de Estudos.
AO FINAL DESTA PÁGINA APÓS INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES VOCÊ TERÁ ACESSO AS TRÊS PRIMEIRAS DISCIPLINAS
DA GRADE CURRICULAR DE ESTUDOS
SÃO ELAS:
Para um melhor aprendizado é muito importante que o aluno estude em um
espaço organizado.
A organização tanto do aluno como da Plataforma de Estudos é fundamental para os avanços dos processos dos estudos.
Por isso nossa equipe de especialistas organizou a sua Plataforma de Estudos em páginas digitais divididas por matérias.
Cada página, além de atividades váriadas, contém três matérias para que o aluno pesquise, estude e responda aos
SIMULADOS
Saiba como funciona o provão de Reclassificação do Ensino Médio.
A Reclassificação:
Consiste em avaliar as competências do estudante nas disciplinas escolares que compõe o currículo da base nacional comum.
Ou seja, serão testados seus conhecimentos adquiridos até aqui com a aplicação de conteúdos tanto de conhecimentos gerais como das matérias da grade curricular do MEC. Também será incluída redação em Língua Portuguesa.
Contudo, é preciso levar uma vida equilibrada, tomando cuidado com o corpo e a mente principalmente durante todo esse processo do curso.
Sendo assim, mantenha sua vida social, não há problema em tirar um tempo para sair com os amigos, tenha hábitos saudáveis de alimentação, durma bem e pratique exercícios físicos.
O estudante que estuda em casa de forma online geralmente está conectado a internet seja em um computador ou celular. Por essa razão, pode ser difícil não cair na tentação de abrir abas no navegador para acessar redes sociais, filmes, jogos etc.
No entanto, é fundamental manter o foco para tirar boas notas nas suas provas. Mentalize o quanto o conteúdo é importante para o seu sucesso e se esforce para não ceder a outras distrações, como televisão, música, mensagens no WhatsApp e conversas paralelas.
Tomar notas das informações mais importantes ou complexas é uma maneira de facilitar as revisões de conteúdos. Além disso, é importante fazer resumos dos conteúdos para aumentar a capacidade de memorização e compreensão.
É importante criar blocos ou utilizar cadernos para as disciplinas, resumir os assuntos em tópicos, transcrever cada palavra em formato de texto e também anotar as ideias principais.
Um dos erros mais comuns de quem estuda a distância é ter pressa em terminar rápidamente os simulados e exercícios de aquecimento, muitas vezes, essa ansiedade dificulta a assimilação das matérias, impedindo o aluno de resolver questões e aplicar o conteúdo na prática.
Você já ouviu o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Ela se encaixa perfeitamente quando o assunto é estudar de forma online.
Não se apresse, mas também não perca tempo, aproveite o tempo disponível para extrair o aprendizado dos simulados e, caso seja necessário, não hesite em rever todo o conteúdo e práticar sempre a leitura pesquisa e escrita.
Nessa primeira etapa você precisa praticar todas as atividades das páginas de estudos para além de testar seus conhecimentos te aquecer para o processo seguinte de estudos que será no portal do Aluno. Separe seu material de estudos, pode ser feito em caderno universitário ou em folhas de anotações.
Lembrando que você precisa cumprir na totalidade todas as etapas e conteúdos das páginas de estudos.
O QUE SÃO SIMULADOS?
Os simulados são questionários que reúnem perguntas semelhantes a provas aplicadas em cursos, escolas e processos de reclassificação e servem para testar os conhecimentos dos participantes do exame. Com isso, é possível saber como está o seu rendimento em relação aos conteúdos cobrados e diagnosticar quais matérias precisam ser mais estudadas.
Para ter um bom desempenho responda os simulados dentro da plataforma, primeiro sem consulta, faça testes dos seus próprios conhecimentos. Após finalizar todos os simulados solicite junto a nossa coordenação o gabarito para sua conferencia.
No momento de fazer os simulados, nessa modalidade de ensino online, é importante que o estudante esteja atento a alguns detalhes:
- Escolha um lugar apropriado, pois um ambiente com muito barulho ou movimentação de pessoas, por exemplo, pode atrapalhar a concentração.
- Separe o material que vai usar para se adaptar às condições de estudos.
SAIBA COMO RESPONDER AOS SIMULADOS
Para responder aos simulados você deverá usar em primeiro lugar os seus conhecimentos gerais, quando o aluno não consegue responder sem consulta, então se faz necessário a utilização da pesquisa através dos temas para obter as respostas. (obs: As pesquisas podem ser realizadas através dos buscadores: Microsoft Bing, Googlee, etc) Lembre-se, enquanto você pesquisa também pratica a leitura e assimila os conteúdos.
Para treino ortográfico você deve praticar a escrita copiando os conteúdos também em seu caderno.
Você também pode treinar a escrita reproduzindo textos, observando as novas regras gramaticais, o uso correto da linguagem padrão e de pontuações.
Estudar para as provas do Supletivo não precisa ser uma rotina exaustiva. Desde que o estudante se programe, é possível revisar todos os conteúdos e ficar bem preparado para as provas.
Uma maneira simples de estudar é fazendo SIMULADOS.
A REVISÃO DEVE COMEÇAR NO DIA SEGUINTE DO ESTUDO INICIAL
Segundo especialistas, somente dessa forma o cérebro tende a recuperar o percentual que foi esquecido.
Como resultado, otimizando todo o processo de fixação da informação de uma forma mais abrangente.
Uma das primeiras grandes vantagens das revisões é que elas ajudam você a driblar a curva do esquecimento.
Sua evolução nos estudos fica mais perceptível.
Quando você revisa do jeito certo, fica mais fácil perceber se está evoluindo nos estudos!
Biologia é a ciência que estuda a vida, a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Estuda o funcionamento dos organismos, como eles se desenvolvem, seu metabolismo.
A evolução e o surgimento da vida também objetos de estudo da biologia.
O estudo da biologia incorpora tudo imaginável relacionado à vida na Terra.
Pode ser muito amplo e se concentrar em detalhes sobre todo o planeta ou pode ser muito específico e estudar estruturas microscópicas, como bactérias ou DNA.
A maioria dos estudos biológicos baseiam-se em cinco verdades universalmente reconhecidas. Esses são:
1- As células são a unidade básica da vida.
2- Os genes são as unidades básicas para passar traços dos pais para a prole.
3- A evolução por seleção natural é o processo que levou à grande diversidade de espécies na Terra.
4- As coisas vivas mantêm o ambiente dentro de suas células e corpos.
5- Os seres vivos têm a capacidade de adquirir e transformar energia.
“Estudo da vida”, poderia até ser uma poesia, mas esse é o significado da palavra Biologia, uma das ciências mais importantes para o homem.
Afinal, tudo o que conhecemos, a tecnologia, os monumentos, as paisagens e todo o restante só é possível porque existe vida, por isso, o ramo que se dedica a estudar todas as formas de vida, desde um complexo ser humano até um micro-organismo, merece reconhecimento!
Você já sabe o objetivo geral da biologia, mas ainda há muito mais para se conhecer a respeito dela. Portanto você pode explorar bastante esse tema através da leitura pesquisa e escrita.
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio.
O tronco em pescoço, tórax e abdômen. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão.
O corpo de um ser humano adulto possui 206 ossos. Já os bebês recém-nascidos possuem cerca de 300, ao longo do crescimento, muitos ossos se fundem formando apenas um.
O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado no ouvido médio, e o maior é o fêmur, o osso da coxa.
Uma pessoa normal possui 12 pares de costelas, mas 0,5% das pessoas possuem um par de costelas “extra”, o 13º par. A pele é o maior órgão do corpo humano, nos adultos chega a 2m2 e cerca de 3,5 kg.
O intestino delgado pode chegar a 9 metros de comprimento. Com o intestino grosso o conjunto pode ultrapassar os 10 metros de comprimento. O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros.
Tendo em vista a circunferência da Terra que mede 40 075 km, os vasos sanguíneos, se alinhados, dariam duas voltas e meia no planeta.
O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.
A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano, de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração.
Esses circuitos são chamados de pequena circulação e grande circulação. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:
Pequena circulação
A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração.
Grande circulação
A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa.
No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.
Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso.
Por fim, o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
O que é citologia estuda o quê?
A citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos. Seu objetivo é compreender o ciclo de vida destes seres.
Qual é o conceito de taxonomia?
A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.
classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.
É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as conforme os critérios que definem.
Quais são as 7 categorias de classificação dos seres vivos?
As sete categorias taxonômicas são:
reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
FAÇA UMA PESQUISA DE BIOLOGIA COM OS SEGUINTES TEMAS:
O que é molécula
Quais são as principais biomoléculas
Quais são as células que formam o organismo da maioria dos seres vivos
FAÇA RESUMOS SOBRE OS SEGUINTES TEMAS:
CITOLOGIA - TAXONOMIA - SERES VIVOS
Obs: A Pesquisa e os resumos devem ser feitos de forma manuscrita em folhas de anotações ou no caderno de estudos.
O modelo cinético molecular diz respeito ao movimento das moléculas da matéria. A temperatura influencia diretamente no movimento das moléculas.
Quanto maior a temperatura, maior é o movimento das moléculas, causando a dilatação do material.
Quando a temperatura é menor, o movimento das moléculas diminuem, causando a contração.
Física é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas. Baseia-se em experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas.
A física é uma ciência que tem sua origem na Grécia antiga, aproximadamente no século VI antes de Cristo. Naquele tempo surgiram os primeiros filósofos que procuraram, pela primeira vez, uma explicação racional para tudo que acontecia no Universo.
Saiba quais são os tipos de Física
Termologia – estuda o calor
Acústica – estuda o som
Óptica – estuda a luz
Eletricidade – estuda a eletricidade
Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900
"Dinâmica é a área de conhecimento da Física que estuda a causa dos movimentos, analisando-os e descrevendo-os de acordo com as forças que são responsáveis por produzi-los. A dinâmica é, portanto, uma das áreas da mecânica, juntamente com a cinemática e a estática
"O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais."
FAÇA UMA RESENHA SOBRE:
TEORIA DA RELATIVIDADE
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE OS SEGUINTES TEMAS:
Cálculo de velocidade e velocidade média
Cálculo de aceleração e aceleração média
OBS: Trabalhos, resenhas e pesquisas devem ser feitos de forma manuscrita
Albert Einstein ( 14 de março de 1879 — 18 de abril de 1955) foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da Mecânica Quântica.
Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. É considerada uma ciência exata e é chamada muitas vezes de ciência central porque é a ponte entre outras ciências naturais como Física, Matemática e Biologia. Tudo isso faz parte da química: pesquisar, investigar, fazer experimentos e criar produtos que melhorem a vida das pessoas. Embora seja comum associarmos o conhecimento químico com as guerras, por causa da criação de armas químicas e bomba atômica, a Química teve importantes contribuições ao longo da história.
Saiba quais são os conceitos básicos da química:
matéria, energia, substância, mistura, corpo, objeto, massa, volume e sistema.
Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedades são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável. Dessa forma, só podemos distinguir uma substância pura de uma mistura ao conhecermos sua composição.
Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos.
O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.
Moléculas são estruturas eletricamente neutras, ou seja, não há perda nem ganho de elétrons, mas sim o compartilhamento de pares eletrônicos entre dois átomos. Cada par eletrônico é constituído por um elétron de cada átomo envolvido na ligação e pertencente, simultaneamente, aos dois elementos.
Faça um Resumo em seu caderno sobre os seguintes temas: Ligações quimicas - soluções quimicas- Funções inorgânicas.
Fórmulas Químicas
As fórmulas químicas foram criadas para facilitar a representação da composição das substâncias. Por meio delas podemos discernir a quantidade e os tipos de átomos que formam a substância.
Existem vários tipos de fórmulas químicas, que variam inclusive conforme o tipo de ligação.
Contato com os Professores com perguntas gerais, dúvidas sobre o conteúdo e outros.
O contato pode ser feito via e-mail e através da plataforma do corpo docente.
Você deve endereçar a sua pergunta de forma clara e objetiva e aguardar a resposta dentro do prazo de até 12 horas.